quarta-feira, 20 de julho de 2016

"Penso logo existo!"

Devaneando Resiliência
 






E como já dizia Piaget o amadurecimento só é adquirido através do conflito, todos tem potencial para crescer, desde que tenham força de vontade, liberdade e fé, ser resiliente é justamente não ser curvar ao sofrimento e sim superá-lo, afinal “a dor é inevitável o sofrimento é opcional”.
Conflito na psicologia é definido como “condição mental de quem apresenta hesitação ou insegurança entre opções excludentes; estado de quem expressa sentimentos de essência oposta”. Faz parte do crescimento humano, cada fase em que se passa é um conflito que se supera, desde a primeira infância, adolescência, fase adulta o conflito está presente, a primeira reação é o estranhamento, que tende ao desconforto, que leva ao pré-conceito de algo que na não conhece, quando nos permitimos a algo que não conhecemos ou entendemos passamos por estas fases , depois de analisar tudo vem a adaptação que no leva a  estagnação , que  não se conformar com algo, mas sim entender o processo e aceitar as coias como são, isto é chamado de maturidade.
 O perigo é que as pessoas tem medo de sofrer, ou pior se sentem confortável com o sofrimento, criam um casulo confortável e não se permitem crescer, porque simplesmente tem medo de cair, sendo que o verdadeiro sucesso não é o não cair, mas sim em como se levantar, e o que fazer quando levantar, não se permitir por medo é muito triste, não nada pior do que estar conformado com o emprego, com os amigos, com a casa, com a vida... Se conformar é diferente de aceitar, se conformar é desistir de lutar. Aceitar é entender a vida, é fazer dela sua melhor amiga, e usar está amizade para abrir novos caminhos, é experimentar, inventar, correr riscos, expandir horizontes,é olhar o universo de forma diferente; quando se entende a vastidão do universo, os medos se tornam  pequenos e os sonhos possíveis.
(Steam Sophie)



2 comentários: